para que serve um cilindro hidráulico
Os cilindros hidráulicos são comumente aplicados em veículos de engenharia, como as escavadeiras, mas possuem diversas outras funcionalidades, são atuadores mecânicos (elementos que produzem movimento) usados para aplicarem força através de um percurso linear.
Basicamente, um cilindro é feito de uma camisa de cilindro, de um êmbolo móvel e de uma haste ligada à esse êmbolo.
Os cabeçotes são presos ao cilindro por meio de roscas, prendedores, tirantes ou solda, e conforme a haste começa a se mover para dentro ou para fora, é conduzida por guarnições (vedações removíveis), sendo o seu lado de operação conhecido como "cabeça do cilindro”, e o oposto, lado traseiro.
Existem diversos tipos de cilindros hidráulicos disponíveis no mercado atual.
Dentre eles, os mais comuns são os cilindros de ação simples
onde a pressão de fluído é aplicada em apenas uma direção, para que o pistão se mova;os cilindros com retorno com mola de simples ação, em que uma mola recua o conjunto do pistão; o martelo de simples ação, onde o elemento móvel tem a mesma área da haste do pistão; e o cilindro de dupla ação, que consiste em um cilindro onde a pressão do fluído é aplicada ao elemento móvel em qualquer direção, e a força pode se ajustar no avanço e no retorno.
Os cilindros duplex
consiste em dois cilindros montados em linha e com uma haste para cada, ficando, assim, com as guarnições montadas entre os cilindros, a fim de proporcionar dupla ação de cada um.
O cilindro duplex contínuo ( também chamado de Tandem)
reserva as mesmas bases do duplex comum, só diferindo a utilização de pistões interligados por uma haste comum, além de fornecer uma força maior quando o diâmetro do pistão é limitado, podendo atingir até o dobro da produzida em um cilindro comum.
Comentários